Trabalhador é atingido por corrente de âncora na P-19

Acidente em Plataforma P-19 na Bacia de Campos Reacende Debate sobre Segurança

Um trabalhador de uma empresa terceirizada que atua na plataforma P-19, localizada na Bacia de Campos e operada pela Petrobras, sofreu um ferimento quando a corrente de uma âncora se soltou no último sábado. O incidente ocorreu por volta das 16h, e evacuaram o trabalhador da plataforma às 19h para que ele recebesse atendimento médico em terra.

“O acidente teve um alto potencial de gravidade. Uma amarra de várias toneladas atingiu o trabalhador, mas, segundo informações, ele já recebeu alta do hospital. Foi um episódio que poderia ter resultado em ferimentos graves ou até em uma tragédia fatal. Mais uma vez, um trabalhador escapou por pouco”, afirmou Johnny Souza, diretor sindical.

O Sindipetro-NF ainda não recebeu a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) referente ao caso. Entretanto, há especulações de que o trabalhador estava desempenhando uma função diferente da sua usual. Para a entidade, a situação de insegurança nas unidades da Bacia de Campos continua preocupante, agravada pelo sucateamento enfrentado pela empresa nos últimos anos.

De acordo com o sindicato, a plataforma P-19 está operando com três amarras soltas, comprometendo a estabilidade da unidade. Este é o segundo caso de problemas com amarras em plataformas em menos de um mês, após o rompimento de amarras na P-38. Em ambas as situações, os trabalhadores considerados não essenciais foram desembarcados.